Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa | Confira os easter-eggs do trailer

 Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa | Confira os easter-eggs do trailer

Após muitos rumores, um vazamento e até mudança de datas, finalmente o primeiro trailer de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa está no ar. E como um bom filme da Marvel, não podem faltar easter-eggs. Então, vamos dar uma olhada. Lembrando que alguns easter-eggs provavelmente terão forte ligação com a trama, então considere-se em zona de spoilers a seguir.

Herói ou Ameaça?

Uma das melhores coisas das histórias do Aranha é a perseguição da mídia que insiste que o herói é, na verdade, uma ameaça. Claro que essa perseguição é quase sempre encabeçada por J. Jonah Jameson, editor-chefe do Clarim Diário, onde geralmente temos Peter Parker trabalhando como fotógrafo. Esse elemento não esteve presente desde os filmes de Andrew Garfield e parece que agora finalmente retornará, encaixando-se devidamente dentro do contexto de perseguir o Homem-Aranha em um mundo que existam os Vingadores.

Opinião publica

Como citado no ponto anterior, em um mundo que existam os Vingadores, sempre pareceu um pouco esquisito a perseguição ocorrer apenas com o Homem-Aranha (também com os Mutantes, mas isso é outra história). Assim, o MCU desenvolveu a narrativa do herói com o Mistério para virar a opinião pública contra o herói, algo que pode ser visto no trailer em uma das cenas em que um cidadão segura um cartaz com a frase “demônio disfarçado” e o rosto de Peter Parker (Tom Holland).

Aliados em Risco

Uma das coisas que diferencia o Aranha dos outros heróis é como seu traje é feito de modo a não revelar nenhuma característica de quem está por baixo da máscara. Isso por que sempre foi estabelecido o perigo que ficariam as pessoas da vida de Peter Parker caso sua identidade fosse revelada por algum de seus inimigos. O trailer aborda que personagens como Ned Leeds (Jacob Batalon) e tia May (Marisa Tomei) acabarão sendo perseguidas pela justiça e público, o que motiva o herói a buscar por “medidas desesperadas”.

Neve no Sanctum Sanctorum

“Let it Go… Let it Go…” Faz algum tempo que não vemos o Sanctum Sanctorum nos filmes, sendo que a última vez que o ‘visitamos’ foi com Tony Stark (Robert Downey Jr.) lá em Vingadores: Guerra Infinita. Aqui, a primeira imagem que temos do lugar, o vemos coberto de…. neve? Não fica claro o que aconteceu, mas já serviu para os teorizadores na internet apontarem que é um indicativo de que este não é o Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) que conhecemos. Talvez ele seja a Elsa…

Amizade de Stephen Strange

Outro ponto que levantou algumas dúvidas é: Por que Stephen Strange, o mago responsável por cuidar da realidade, aceitaria ajudar Peter Parker em um problema tão “mundano”? Bom, pode ser que ele tenha se sido convencido pelo carisma do garoto, mas também como uma forma de “devolver o favor” já que Peter, junto de Tony Stark, salvaram sua vida em Vingadores: Guerra Infinita. Ou mesmo como um desafio, já que Wong (Benedict Wong) disse claramente para não lançar aquele feitiço e, ao meu ver, é a cara do Stephen ir contra este conselho apenas para provar que é possível. Vamos ter que esperar pra ver…

Traje preto e dourado

Na sequência em que Peter está explicando que sua vida virou de cabeça para baixo, temos o primeiro vislumbre do uniforme preto e dourado. Ainda não sabemos exatamente o que é este traje (apesar de termos visto algumas artes de marketing que indicam que o traje pode ter haver com a magia de Strange), mas poderíamos chutar que a cena é de uma parte mais pra frente do filme. Como sabemos que teremos o Electro (Jamie Foxx), seria possível que é um traje específico para isolar eletricidade? Novamente, vamos ter que esperar pra ver.

Multiverso

Aqui temos o primeiro vislumbre do Multiverso abordado no filme. Já havíamos tido outros vislumbres no filme do Doutor Estranho e também na série do Loki, mas ainda não nos filmes live-action do cabeça-de-teia. O mais interessante aqui é que essa cena nos remete diretamente ao Multiverso mostrando em Homem-Aranha no Aranhaverso, nas sequências que mostram os Aranhas de outras realidade chegando no universo de Miles Morales.

Dimensão Espelhada

Outra cena que liga diretamente Sem Volta Para Casa com Doutor Estranho é a dimensão espelhada. A cena mostra Peter e Estrange entrando em um tipo de “portal” onde a cidade de Nova Iorque converge. É possível que eles estejam indo da realidade “normal” para outra. É neste momento também que Strange explica que o que eles fizeram mexeu na base do tempo e espaço, o que pode ter haver tanto com os acontecimentos de Vingadores: Ultimato — já que Thanos destruiu as joias, a linha do tempo pode estar “fragilizada” — quanto com o season finale de Loki.

Duas Vidas

Dentro os diálogos da dupla, ouvimos Strange apontar para Peter que o problema é que o garoto está tentando viver duas vidas. O conflito do dever e da vida pessoal do herói é centro de diversas histórias do Aranha nos quadrinhos e no cinema — como abordado em Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha: Longe de Casa — e, aparentemente, estará no centro da narrativa novamente. Nesta cena também podemos ver Strange usando a projeção astral no teioso, enquanto este segura uma caixa que possui o mesmo símbolo da janela do Sanctum Sanctorum.

Aranha de Ferro

Pouco visto em Homem-Aranha: Longe de Casa, o traje do Aranha de Ferro já dá as caras no primeiro trailer de Sem Volta Para Casa. Parece que o cabeça-de-teia vai precisar utilizar tudo que estiver ao seu alcance para lidar com as novas ameaças.

Happy Hogan

Happy Hogan (Jon Favreau) retornará novamente em Sem Volta Para Casa. O personagem, que faz a ponte da trilogia do Aranha com a trilogia de Tony Stark, aparece em uma sequência com um tom bastante urgente, enquanto ouvimos Strange apontar que “quanto mais tempo continuar, mais perigoso fica“. Essa frase pode significar que as bases do tempo e espaço estão abaladas e isso irá causar mais consequências se a dupla não resolver tudo logo, o que novamente lembra um pouco do que vimos em Homem-Aranha no Aranhaverso. Lembrando também que o Multiverso da Loucura será um dos próximos filmes do MCU após Sem Volta Para Casa, então eu não ficaria tão positivo quanto à um final “feliz” aqui.

Nightwalkers

Após o trailer ser disponibilizado, algumas teorias surgiram apontando que teremos outros vilões além dos já confirmados no filme, sendo um deles o Lagarto. Essa thread do twitter, entretanto, nos dá uma outra informação, que liga mais a trama de Sem Volta Para Casa com os quadrinhos, apontando que essas criaturas podem ser Nightwalkers, seres que habitam o limiar do tempo e espaço e que aparecem, nos quadrinhos, quando Peter tenta viajar no tempo sozinho para salvar tia May após pedir ajuda ao Estranho e ele afirmar que não pode ajudá-lo. Faria sentido eles surgirem na trama do filme, né?

Electro e Homem-Areia?

Outro personagem que pode dar as caras na obra é o Homem-Areia. Pelo menos segundo os teorizadores que afirmam que é o vilão nessa cena, junto com Electro. Ainda não se sabe se teremos este vilão e nem mesmo se Thomas Haden Church — que viveu o personagem em Homem-Aranha 3 — estará no filme, mas seria um retorno bem divertido de ver. Além disso, nesta cena podemos ver o Aranha utilizando o traje preto e dourado, o que corroboraria a ideia de que o traje seria utilizado para que Peter lidasse com os poderes elétricos de Electro.

Duende Verde

Um dos melhores momentos do trailer é justamente a cena em que ouvimos uma gostosa risada de um personagem muito amado. Não é preciso muito além disso e de uma bombinha bastante familiar para sabermos que o Duende Verde estará de volta, e tudo indica que em breve veremos Willem Dafoe caçando Tom Holland nos cinemas. E não poderíamos estar mais animados para isso.

Doc Ock

Já o outro personagem que dá as caras — literalmente, já que não temos apenas um indício como no caso do Duende Verde — é o Doutor Octopus. Sem dúvidas o auge do trailer é rever Alfred Molina retornando ao papel icônico do grande vilão, que vivera 17 anos atrás, lá em Homem-Aranha 2. Esperemos que ele venha com tanto cinismo e sangue nos olhos como quando quase acabou com o Tobey Maguire no trem.

Olá, Peter

Essas duas palavras foram suficiente para a internet explodir, apontando que esse cumprimento um tanto eufórico seja por Octopus reencontrar seu grande nêmesis. Mas não a versão de Tom Holland, claro que não. Os teorizadores estão apontando que esse momento será quando Doc Ock encontrar o nosso “antigo” Aranha, Tobey Maguire. Claro que é só uma teoria, mas a Marvel já nos encanou com montagens de trailer antes. Eu não apostaria no retorno de Maguire, mas confesso que fico arrepiado só de imaginar este reencontro.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa estreia em 16 de dezembro.

Adam William

"Os filmes existem, é por isso que eu assisto!" Não é exatamente um "crítico de cinema", mas curte o termo "Filmmelier". Sonha em crescer e ser o Homem-Aranha um dia. Acredita que a vida não é sobre o quão forte bate, mas o quanto se aguenta apanhar. Mestre Pokémon, Sonserino e assíduo visitante da Terra Média.

Leia também